Segurança do Paciente

Qualidade e Segurança do Paciente

A Clínica São Vicente possui prática assistencial qualificada e ética aliada aos recursos tecnológicos em saúde, fazendo da instituição uma referência em cuidado aos seus pacientes. O sistema de qualidade em Enfermagem se dá por meio de indicadores assistenciais de saúde baseados em sistemas internacionais de qualidade que são mensurados, tratados e corrigidos no sistematicamente junto à prática assistencial.

Para melhor oferecer cuidados em saúde, a Clínica São Vicente está implantando de forma pioneira a Gestão de Risco. O foco do cuidado é a qualidade da assistência, a segurança do paciente e dos funcionários da instituição.

O grupo de Gestão de Risco é uma equipe interdisciplinar e multiprofissional, contando com a participação de profissionais farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiros e médicos. A Gestão de Risco com foco na segurança dos profissionais é proporcionada por um ambiente adequado de trabalho, protocolos assistenciais bem definidos e treinamento institucional permanente.

A Gestão de Risco com foco no paciente faz com que a equipe se concentre na assistência, na segurança do paciente, no cuidado eficiente e qualificado e instituição de metodologia própria (primary nursing). Esses são estratégias de cuidado que diferenciam a Enfermagem e o hospital como um todo.

Nas últimas décadas, estudos internacionais vêm permitindo entender a dimensão do problema de segurança do paciente em ambientes hospitalares, pois é sabido que a prestação de serviços hospitalares é dado pela interação de inúmeros fatores, que são: humanos, máquinas, instalações, medicamentos e equipamentos. Cada vez mais a complexidade dos mesmos aumentam a chance de erro. Com isso se faz cada vez mais necessário o investimento na formação das pessoas e a estabelecer protocolos claros e bem definidos na instituição.

Baseando-se em indicadores de segurança, os hospitais estão trabalhando a temática. Isso permite tratar o erro com base nos processos assistenciais e não apenas na falha humana. Algumas metas internacionais de segurança do paciente são:

Meta 1- Identificar corretamente o paciente
Meta 2- Melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais da assistência
Meta 3- Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância
Meta 4- Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
Meta 5- Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde
Meta 6- Reduzir o risco de lesões a paciente decorrente de quedas.

A Clínica São Vicente procura estabelecer metas de segurança ultrapassando os índices preconizados pela literatura atual. Ser eficiente no cuidado em saúde, proporcionando qualidade assistencial e um cuidado livre de danos não é apenas nossa meta, é nosso compromisso.

© Copyright 2012 Clínica São Vicente - Todos os direitos reservados.     |     Desenvolvido por Wyse Group, Brasil